5.14.2013

Bolachas de aveia e limão

Aprendi a cozinhar com a minha mãe, com uma mesa com tampo de mármore, onde se batiam as massas e um fogão a lenha... a minha mãe é uma excelente cozinheira, faz  uns pratos bem tradicionais como ninguém e a casa dos meus pais estava sempre cheia! Quando fui para  minha casa, custou-me habituar-me a fazer comida para dois! E custou-me também não ter  com quem partilhar a  cozinha... Os livros da Vaqueiro foram os primeiros livros de culinária que tive, oferta da minha mãe e ajudaram-me muito nessa adaptação. Hoje "deu-me" para os folhear e recordar. 

Estas bolachinhas são adaptadas do livro de "Bolos e Bolinhos" da Vaqueiro e são perfeitas para acompanhar um chá.

Com esta receita, participo pela primeira vez no desafio "Vamos fazer bolachas - Maio" do maravilhoso blog Cravo e Canela!



Ingredientes
100g de margarina
125g de açúcar amarelo
1 ovo
1 pitada de  sal
150g de farinha
100g de flocos de aveia
raspa de 1 limão e sumo de 1/2 limão

Confeção
Bater a margarina amolecida com o açúcar e incorporar o ovo e o sumo de limão. Juntar a farinha, a aveia, uma pitada de sal e a raspa de 1 limão. Misturar tudo e levar ao frigorífico pelo menos 30 minutos.

Pré-aquecer o forno a 180º.
Forre 2 tabuleiros com papel vegetal.
Faça bolinhas e coloque-as nos tabuleiros, espalmando-as com um garfo. Levar ao forno por 15 minutos ou até ficarem douradas. 

Bom apetite!

13 comentários:

  1. Adoro bolachas com aveia. Vou guardar esta receita!
    http://flordobrownie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria,

    adoro bolachas, fazer funciona como uma terapia, estas ficaram deliciosas para além e terem dois ingredientes que adoro.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Umas bolachinhas sabem sempre bem e caseiras ainda melhor! Vou guardar a receita!

    ResponderEliminar
  4. Que bolachinhas bonitas, caseiras são sempre mais saborosas

    ResponderEliminar
  5. Que bolachinhas fantásticas, adoro bolachas de aveia!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Tenho esse livro e mais alguns da vaqueiro,já são bem antigos mas tem excelentes receitas.
    Adoro bolachas de aveia e essa ficaram uma delicia.
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Estas bolachinhas ficaram fantásticas :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  8. Maria João adorei as bolachas :)

    ResponderEliminar
  9. Sabe sempre bem termos a caixa das bolachas cheia...e sendo umas bolachinhas como estas ainda melhor!
    Acompanharem um cafezinho ou um chazinho...não deve de haver nada melhor.

    Beijinhos;

    ResponderEliminar
  10. Olá maria João!
    Muito obrigada pela tua participaçao e por estas deliciosas bolachas de aveia e limão. Também tenho esse livro da vaqueiro e todas as receitas que já experimentei são deliciosas e saiem sempre bem. Espero que continues a juntar-te a nós todos os meses e, até ao fim de Maio, se tiveres oportunidade, estás convidada a participar na Tea Party de aniversário do Cravo e Canela. Podes ver mais informação em:
    http://cravoecanela-umacozinhanosbrasil.blogspot.com.br/2013/05/um-desafio-um-aniversario-uma-tea-party.html
    Bjnhos,
    Manuela

    ResponderEliminar
  11. Uauuuuuuuuuuu Maria Joao, que bolachas maravilhosas, eu tenho a lata das minhas ha nao sei quanto tempo vazia, mas o tempo nao tem chegado para enche-las... ha de chegar o dia,... e olha que vou levar a receita das tuas!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  12. Epa mais bolachas, não há direito :) e ainda por cima ficaram lindas, hummm

    Beijos

    ResponderEliminar
  13. Olá adoro bolachas. Vou já fazer estas.A farinha é com fermento ou sem?obrigada

    ResponderEliminar