6.20.2013

Endívias recheadas com Salada de atum e vinagrete de gengibre

Uma salada simples que ganhou destaque com uma experiência de vinagreta de gengibre. Foi o meu jantar solitário num dia em que a refeição foi demasiado calórica para a minha dieta e foi na minha lancheira para o trabalho no dia seguinte!
 


Ingredientes
(para 2 pessoas)
Alface
2 latas de atum
8 azeitonas cortadas ao meio
1 ovo cozido
1 cebola roxa pequena 

Para o vinagrete:
1 colher de chá de mel
1 colher de sopa de vinagre balsámico
1 colher de chá de gengibre ralado
3 colheres de sopa de azeite

Confeção
Escorra o atum, desfaça em lascas e reserve. Corte as folhas de alface em juliana e pique o ovo e a cebola. Arranje 4 folhas de endívias. Misture a alface, atum, ovo, cebola e o ovo e recheie os "barquinhos" de endívia com esta salada. 
Para a vinagreta, dissolva o mel com o vinagre e o gengibre ralado. Incorpore o azeite, para criar uma emulsão.













Bom apetite!

13 comentários:

  1. Olá Maria,
    há muito que não faço umas endivias e em salada gosto muito.
    Ficou uma refeição bem leve e agora com estes dias quentes sabe ainda melhor.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tenho de experimentar esta sugestão, deve ficar uma delícia :)O aspeto reflete isso :)

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Nunca fiz endívias, mas gostei muito desta tua sugestão.
    Vou ver se consigo encontrar para experimentar!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Nunca comi endívias, mas este prato ficou com tão bom aspecto que acho que vou experimentar :D

    Beijinhos e tem um óptimo dia! :D

    ResponderEliminar
  5. Ora aqui está uma coisa que eu nunca comi... endivias... sabado vou ás compras e ja vou ver se encontro... é que esta salada Maria Joao, está com um aspeto maravilhoso e o molho... hummmm que delicia!!!

    Excelente sugestao!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  6. Por acaso não aprecio endívias, mas fica uma salada linda! A apresentação é fantástica :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Este prato parece-me delicioso, fiquei cheia de fome...
    posso mandar vir para o almoço?
    ;))
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá Mª João,

    O teu prato está com um aspecto irresistivel, experimentava-o sem reservas pois já comi endivias e não as apreciei, mas dava-lhes aqui uma 2ª oportunidade ! :)

    Beijinhos**

    Isabel

    ResponderEliminar
  9. Nunca provei endivias, mas ficaram com ótimo aspeto :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Olá minha querida,

    endivias nunca provei, aqui também acho que nunca vi... mas a sugestão que apresentas é ideal para a "nossa" dieta :) tem tudo o que eu gosto e satisfaz muito bem!o molho tenho de experimentar!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá,
    não aprecio endívias, mas adorei todo o resto e vou roubar a receita deste molho, parece-me delicioso
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  12. Muito bom Mª João, as endivias ficam mesmo bem.
    Bom fim de semana
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar