3.09.2014

Zebra Bundt Cake de chocolate e manteiga de amendoim

E, assim, num piscar de olhos e muitos bundts, estamos na 6.ª edição do Bundtmania! Cá por casa, este bolinho denso e delicioso passou a ser feito com frequência... adoramos! 
O desafio da Lia, para esta edição foi fazer um zebra bundt cake! O meu ficou pouco "zebrado" por dentro... mas o sabor está tão bom, que, ainda assim, resolvi partilhar! Vamos zebrar?




Ingredientes 
Bolo
3 chávenas de farinha de bolo
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
2 1/2
chávenas de açúcar granulado
1/2
chávena de cacau em pó
8 colheres de sopa de água
1 1/2
chávenas de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de manteiga de amendoim
5 ovos grandes
1/2
chávena de leite
Amendoins torrados para salpicar

Cobertura
100g de chocolate amargo
2/3
chávena de natas 


Confeção 
Preaqueça o forno a 180º.  Unte com margarina uma forma de Bundt.

Misture a farinha, o fermento e o sal numa tigela e reserve. Noutra tigela , coloque o cacau em pó com 1/2 chávena de açúcar e a água, bata até ficar homogêneo e reserve. 

Coloque a manteiga derretida e o resto do açúcar (2 chávenas) na batedeira e bata, cerca de 1 minuto. Adicione os ovos , um de cada vez, batendo após cada adição. Uma vez que todos os ovos estejam adicionados, passe a velocidade da batedeira para baixo e adicione a farinha em 3 adições, alternando com o leite em duas adições (farinha , leite, farinha , leite, farinha).  

Retire 2 chávenas de massa de bolo de baunilha à mistura de chocolate e mexa até misturar bem. Na restante massa, misture bem a manteiga de amendoim amolecida.  

Usando uma colher de gelado, coloque 2 colheres de massa de manteiga de amendoim na forma. Com outra colher, junte uma colher de massa de chocolate em cima da massa de manteiga de amendoim. Alternar entre colheradas de uma e outra massa até que toda a massa seja usada.Coza por cerca de 50 minutos. Deixe o bolo esfriar por 15 minutos e desenforme-o de seguida.  

Para a cobertura, leve o chocolate partido e as natas ao microondas por 1 a 2 minutos. Mexa até derreter todo o chocolate. Torre os amendoins no forno e coloque-os num saco. Passe o rolo da massa para os partir em migalhas grossas. Coloque a cobertura de chocolate sobre o topo do bundt, deixando "pingar" pelas paredes do bolo. Salpique com o amendoim.



Bom apetite!

Tempo de preparação: 70 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: chocolate, manteiga de amendoim; N.º de porções: 8-10; Prato: bolo

17 comentários:

  1. Está muito bonito! Que bom... Mal vi o título pensei logo; hmmmm manteiga de amendoim! Que delíííícia :P

    ResponderEliminar
  2. Simplesmente lindo e com uma das minhas combinações preferidas!! Deve ser uma delicia :)
    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  3. Mas deve ser delicioso este bolo, adorei, bjokitas

    ResponderEliminar
  4. Que bolo maravilhoso... já comia uma fatia :)

    ResponderEliminar
  5. Confesso que nunca fiz, até porque só agora a minha "veia pasteleira" está a começar a ser mais explorada ;)
    Mas ao olhar para este dá-me logo vontade de ir para a cozinha e aprender a fazer coisinhas destas deliciosas :)
    Um espanto Maria João :)
    Beijinhos,

    Vânia

    ResponderEliminar
  6. Já somos duas, a minha tentativa de bundt zebra, também não ficou nada zebrado por dentro, mas ficou delicioso, e no final, o sabor é que importa! E a combinação que usaste é um par de sucesso, uma delícia :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. eu bolo zebra só mesmo daquelas atropeladas... e muitas vezes lhes passam as rodas por cima! tenho de esperar por outra edição da bundt mania para participar. a forma já tenho, pelo menos! beijinhos e boa semana!*

    ResponderEliminar
  8. Ficou lindo o bolinho deve de estar delicioso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Ficou zebradinho :-)
    Mas, tal como eu não deu muito zebra, mas também tal como eu ficou MUITO BOM...
    Em breve aqui estará ;-)
    Beijinhos e parabéns, parece ser delicioso!
    Cláudia

    ResponderEliminar
  10. Querida Ma João, ainda bem que decidiste trazer esta zebra pouco zebrada como dizes, mas olha, não te preocupes que, tirando a Mena, acho que todas as restantes zebras, incluindo a minha, são zebras transgénicas, eheheeh!!
    O sabor, com a manteiga de amendoim deve ser magnífico querida e eu adorei. OBRIGADA por estares sempre aí!
    Beijinhos e boa semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  11. Ficou fantástico, que tentação!

    ResponderEliminar
  12. Ficou muito bonito e bem guloso, não é Mª João?
    Bjs, Susana

    ResponderEliminar
  13. Fiquei cheia de vontade de experimentar e vai ficar na minha lista, adoro manteiga de amendoim! Este bolo só de olhar engorda :)
    www.chamavalheumfigo.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  14. Ficou muito bonito Mra. João e com uma combinação de sabores infalível :)
    Gostei muito!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  15. Ficou tão lindo!! Vim de propósito vê-lo depois de ver o que tinhas escrito, e acho-o lindo.
    E para além disso chocolate e manteiga de amnedoim é um bom motivo para começar logo a salivar.
    Olha as risquinhas ali fora, tão bonitas :) eu comia já!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Que lindo! E que guloso deve ser...com esses ingredientes, só pode ser delicioso!
    Fizeste muito bem em partilhar!
    Beijinho grande e bom fim de semana!

    Sílvia

    ResponderEliminar