12.01.2015

Dia Um... Na Cozinha! com um Frango com Canela

Já há muito que não participava neste desafio de que gosto tanto... A verdade é que eu não tenho conseguido planear as refeições com tempo e, nos últimos meses, os dias antecedentes ao dia 1 têm sido sempre a correr. Mas quando li o tema deste mês, sabia que não podia falhar: uma receita com a "nossa" especiaria preferida. Ora, eu adoooooro especiarias, tanto que escolher uma só não foi fácil, mas usei como critério escolher aquela que mais uso seja em pratos doces ou salgados: a canela.

Quem me segue já percebeu que eu uso canela quase sempre em pratos com molho de tomate. Adoro o sabor, acho que corta a acidez do tomate e o molho ganha "corpo". Resolvi fazer um frango com canela para ilustrar esta utilização menos comum desta especiaria!

Receita inspirada nesta



Ingredientes
4 peitos de frango
sal by Necton
1 colher de chá de gengibre em pó Margão
1 colher de sopa rasa de canela Margão
1 cebola grande
1 malagueta fresca
1 fio de azeite
3 paus de canela Margão
1 colher de sobremesa de caril em pó
1 dl de vinho branco
1 lata de tomate cortado
1 maçã grande
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento amarelo
coentros frescos 

Tempere os peitos de frango com sal, o gengibre e um pouco de canela. Descasque a cebola e corte-a em meias luas finas. Lave a malagueta, corte-a em rodelas e limpe-a de sementes. 

Aqueça um tacho largo com um fio de azeite e aloure os peitos de frango de todos os lados. Adicione a cebola e a malagueta cortada em tiras, os paus de canela e a restante canela em pó e o caril. Mexa, tape e deixe cozinhar até a cebola estar mole. Refresque com o vinho branco e quando retomar a fervura, junte o tomate em pedaços e a maçã, descascada e cortada em cubos. Deixe cozinhar, tapado e sobre lume muito brando, enquanto lava os pimentos e os corta em tiras. Junte os pimentos ao cozinhado, retifique o sal, se achar necessário e deixe cozinhar tapado até o frango estar cozinhado.

Polvilhe com coentros picados antes de servir e acompanhe com arroz branco solto.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: sim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Frango, Canela; N.º de porções:4; Prato: Prato principal

11 comentários:

  1. Minha amiga, vou a caminho do almoço... quero um pratinho desta maravilha. Uma refeição que me enche o olho e que me acomchega o estômago. A canela é usada cá em casa todos os dias. è uma das especiarias que adoro.
    Beijinho grande
    Ana

    ResponderEliminar
  2. Hummmm
    Que franguinho maravilhoso!!
    Essas cores estão lindas!
    Beijinho!
    ♥ Histórias e Aromas de Cláudia L. ♥

    ResponderEliminar
  3. Frango, canela .... Ai, ai dois ingredientes que goste tanto. Adorei a combinação. Só não aprecio tanto o caril mas já vou comendo :)
    Bjinhos

    Tânia Tiago
    Bimby & sabores da Vida

    ResponderEliminar
  4. Uma receita fantástica, levo comigo :)

    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  5. Confesso que fiquei in love com este teu frango e com o seu aspecto fabuloso e tão convidativo!!
    Um beijinho e parabéns pela excelente participação.
    Lia

    ResponderEliminar
  6. Franguinho é a carne que mais se consome cá em casa, por isso receitas são precisas.
    Ao ver as tuas fotos fiquei a babar-me, o aspecto é delicioso!
    Nunca experimentei a combinação de frango com canela mas vou aventurar-me ;)
    Beijinho
    Cláudia
    http://vidadeprazeres.blogspot.pt

    P.S.: Fiquei seguidora e estou a adorar o blog.

    ResponderEliminar
  7. oh bolas, nós, o caril e a canela :D

    ResponderEliminar
  8. Frango com canela soa assim... espectacularmente bem! Adoro essa especiaria, apesar de nunca ter experimentado num prato salgado. Mas já sei que vou fazer esta receita, pois adoro as tuas sugestões que nunca me deixam ficar mal. Cores lindas e imagens deliciosas. :)
    Um beijinho minha amiga.

    ResponderEliminar
  9. soa-me estranho, mas parace-me muito bem :D
    tenho de experimentar :p
    bjs
    Carla
    http://cromasdacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Humm que delícia de parto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/12/pao-brioche-com-sementes.html

    ResponderEliminar